Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

A literaturalização das ciências articulada à contação de histórias e ao teatro 42 Estes são aspectos importantes da literaturalização das ciências para o desenvolvimento de ações e práticas pedagógicas que explorem a autonomia, autoria, protagonismo, cooperação e criatividade dos estudantes. Assim, a Literaturalização das Ciências propõe a articulação de conhecimentos com a literatura, a partir da exploração de associações, analogias, metáforas e metáforas epistêmicas contextualizadas, por meio de múltiplas linguagens, na perspectiva do hibridismo das linguagens. Para isso, podem ser desenvolvidas histórias, com enredo linear ou não linear, comnarrativas e comdiálogos. Dessa forma, “o romance, o poema, o conto e os recursos da linguagem literária são entrelaçados à ciência e à arte na criação de personagens e de narrativas, despertando a imaginação e a criatividade, proporcionando novas experiências e novas formas de construir conhecimentos, potencializando o processo de aprendizagem.” (Reis, 2022, p. 66-67). Neste contexto: “é possível criar personagens fictícios, inventar histórias e enredos, em congruência com os conhecimentos, com o cotidiano e com as práticas pedagógicas, proporcionando o reencantamento das ciências, por meio das expressões autoral, criativa, lúdica, das múltiplas linguagens e das escritas que tecem novos conhecimentos, de forma compreensível a todos. A literaturalização das ciências é um dos múltiplos caminhos na construção do conhecimento. Logo, ao aproximar a Ciência do viver, os estudantes podem ser instigados pela história e, assim, será possível propor formas novas ou diferentes de construir conhecimentos.” (Reis, 2022, p. 68). Considerando as múltiplas possibilidades de construir conhecimentos a partir da literaturalização das ciências, o mapa conceitual da Figura 1, retoma conceitos discutidos na pesquisa de Reis (2022) e apresenta de forma organizada as relações entre esses conceitos:

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