43 Juliani Menezes dos Reis e Antonio Filipe Maciel Szezecinski Figura 1 – Mapa conceitual da Literaturalização das ciências. Fonte: Reis (2022, p. 68). O caminho proposto pelo mapa inicia pelo conceito das ciências, explora-se o conhecimento e teorias por meio da pesquisa. O conceito da literatura e da linguagem, explora-se diferentes gêneros literários por meio do hibridismo das linguagens, figuras de linguagem e metáforas epistêmicas. Tudo isso é articulado em uma história, com todos os seus elementos, em congruência com o cotidiano e as práticas pedagógicas. Em vista disso, apresentaremos uma proposta pedagógica articulando a literaturalização das ciências com a contação de histórias e o desenvolvimento do teatro. 3 PROPOSTA PEDAGÓGICA LITERATURALIZADA Apresentamos a criação da proposta pedagógica articulando os conceitos da literaturalização das ciências, com a contação de histórias e o teatro. A literaturalização ocorre por meio da contação de histórias e o teatro e as ciências por meio dos conceitos teóricos para articular epistemologia e metodologia. No Quadro 1, elencamos os elementos que podem ser explorados na proposta pedagógica, com uma história articulada aos conhecimentos e ao teatro.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz