Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

A literaturalização das ciências articulada à contação de histórias e ao teatro 44 Quadro 1 – Elementos da proposta pedagógica HISTÓRIA CONHECIMENTO TECNOLOGIA CONCEITOS Personagem Referencial teórico (Língua portuguesa, História, Arte) Tecnologias digitais Autoria e Coautoria Enredo/Narrativa literária Metáforas epistêmicas Tecnologias analógicas Cooperação Metáforas/ Analogias Hibridismo das linguagens Processo de aprendizagem Adaptação para o teatro Arte (expressões artísticas, pintura, música) Construção do conhecimento Fonte: Autores (2024). A partir dos conhecimentos construídos na pesquisa de tese de Reis (2022), exploramos de forma detalhada aspectos importantes para o desenvolvimento da proposta pedagógica (Quadro 2). Quadro 2 – Sistematização para criação da história CRITÉRIOS AÇÃO Para quem Definir o público-alvo (exemplo: estudantes do 3º ano do ensino fundamental) Personagens Definir características das personagens, como nomes, histórias,sotaque, aparência etc. Enredo Definir o objetivo, conflito/problema e desenvolver uma trama, que pode ser um segredo, algo que desperte a curiosidade do estudante Conteúdo Definir os conhecimentos da BNCC Tecnologia Digital Escolher as TD, conforme critérios de gratuidade de recursos, facilidade de acesso, forma de envio e usabilidade dos estudantes Prática pedagógica Desenvolver as práticas pedagógicas que serão realizadas Fonte: Adaptado de Reis (2022). Considerando estes elementos, a proposta consiste na escrita de uma história a ser explorada, a partir de uma peça de teatro produzida pelos estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Destacamos a importância da mediação docente, abordando elementos do folclore gaúcho e englobando os objetos de conhecimento, de forma interdisciplinar, em cada narrativa. das disciplinas de Artes (principalmente no que tange ao teatro), Língua Portuguesa e História do Rio Grande do Sul que estejam alinhados à proposta pedagógica, fundamentadas na BNCC.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz