Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

A literaturalização das ciências articulada à contação de histórias e ao teatro 48 3.2 No palco: cena a cena, nasce uma peça teatral Após finalizarem a escrita da história, propor aos alunos que transformem a releitura em uma peça de teatro. Para isso, introduzir no planejamento aulas sobre escrita teatral, com exercícios dramatúrgicos que explorem ações do seu cotidiano, em pequenas esquetes. A partir da noção feita por meio das esquetes, os alunos transformam a sua história em uma dramaturgia com, no máximo, dez cenas e dez personagens. Uma vez que o roteiro teatral esteja pronto, orienta-se que os integrantes do grupo trabalhem com algum aspecto envolvendo o teatro: sonoplastia, cenário, figurino e atuação. Aconselha-se que a direção do espetáculo seja conduzida pelo professor juntamente com um dos grupos de alunos. Os alunos que estarão envolvidos com a atuação, traçam o perfil dos personagens (personalidade, preferências, medos, dentre outros a considerar). Essa orientação pode ser feita mediante uma ficha de personagem elaborada conjuntamente pelo professor e alunos. Os personagens são sorteados entre os alunos para que todos possam ter oportunidade de estar em contato com o seu universo particular. Todo esse movimento gerado a partir das análises serão anexados à rubrica do texto teatral como complemento para o próximo passo a ser conduzido no processo: a audição. Em uma banca formada pelo professor atuante da proposta pedagógica, juntamente com outros professores que venham a se envolver com o projeto (dependendo da realidade escolar e dos critérios a serem avaliados), selecionar cenas específicas de cada personagem para que os alunos possam representar. É importante ressaltar que, no processo de audição, não necessariamente a cena que o aluno está fazendo, de determinado personagem, seja definitiva. Dependendo do tom de voz, da linguagem corporal adotada e até da forma como se posiciona no palco, este pode ser direcionado para outro personagem presente na peça. Por isso, o processo de audição necessita ser atentamente conduzido pelo professor. Após a definição das personagens, os ensaios são agendados e preparados. Os alunos que ficam a cargo da sonoplastia são orientados a se encarregar de estudar música folclórica gaúcha, estudar o roteiro e como fazer efeitos sonoros. Para isso, os perfis traçados dos personagens e rubricas complementares ao roteiro fazem-se necessários,

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