Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

49 Juliani Menezes dos Reis e Antonio Filipe Maciel Szezecinski pois os sons e música trazidos em cena auxiliam na ambientação da história, fazendo com que o público possa criar uma conexão durante o espetáculo. Já a direção artística, envolvendo a confecção de figurino e cenário, tal como a sonoplastia, precisam levar em conta os elementos relacionados e estruturados no roteiro teatral. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este capítulo objetivou a construção de conhecimentos a partir de uma proposta pedagógica da qual tomasse como epicentro os conceitos da literaturalização das ciências, da contação de histórias e da prática teatral, para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio da construção de conhecimentos embasados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e História, a proposta pedagógica traz no seu cerne uma proposição do desenvolvimento de uma peça teatral que vise explorar a cultura e tradição do Rio Grande do Sul através de textos dos escritores regionalistas citados. Assim, esta proposta pedagógica buscou se alinhar às competências e habilidades definidas pela BNCC que contemplasse estas disciplinas. Os conceitos da Literaturalização das Ciências articulados à contação de histórias e ao desenvolvimento de peças de teatro, com estudantes do ensino fundamental, apresentammuitos desafios pedagógicos. Estes desafios dizem respeito à complexidade de explorar e articular conhecimentos de diferentes áreas, possibilitando a interdisciplinaridade para o diálogo entre a língua portuguesa, história e arte. Neste contexto, ampliamos a compreensão dos conhecimentos que estão sendo estudados, desenvolvendo a autonomia, autoria, protagonismo, cooperação e criatividade para o processo de aprendizagem, enquanto autor de sua história. A proposta de explorar a contação de histórias e, principalmente, o desenvolvimento de peças de teatro, amplia as possibilidades da Literaturalização das Ciências, indo além dos estudos realizados anteriormente pelos pesquisadores. O teatro (como um todo) possibilita trocas proporcionadas por meio de seus exercícios e pela desenvoltura de suas habilidades comunicativas, onde o aluno observa a rotina, visualiza a cena e adota a perspectiva de seu personagem, mergulhando em um ambiente subjetivo, criando mentalmente experiências e vivências de uma maneira distinta. Os alunos

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz