Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

A literaturalização das ciências articulada à contação de histórias e ao teatro 50 desenvolvem a autonomia e autoria a partir das escolhas, visto que precisam assumir o processo de criação teatral. Essas dinâmicas, envolvendo o teatro, instigam os estudantes à participação de forma mais ativa, aumentando significativamente seu engajamento e interesses pelas aulas. Além destes aspectos individuais, os alunos desenvolvem a cooperação, visto que o processo criativo, na elaboração de uma peça teatral, nunca é feito a duas mãos. Teatro envolve o pensar coletivo. O que é pensado na escrita deve ser refletido não apenas na atuação do ator em cena, mas também nos elementos cênicos presentes no espetáculo e nos efeitos sonoros que são na apresentação. Dessa forma, a articulação da literaturalização das ciências com a contação de histórias e o desenvolvimento de peças teatrais, pode proporcionar novas formas de construir conhecimentos, visando o desenvolvimento da autonomia, da autoria, do protagonismo, da cooperação e da criatividade dos estudantes. REFERÊNCIAS ABREU, R. T. N.; MARQUES, D. D. A. A importância do teatro em sala de aula. A Revista da Pós-Graduação, v. 6, n. 1, p. 30-41. Disponível em: https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/ 313. Acesso em: 08 out. 2024. ALVES, Januária Cristina. Abecedário de personagens do folclore brasileiro. Ilustrações de Berje. 1ª ed. São Paulo: FTD: Edições Sesc, 2017. BACKES, Luciana; CHITOLINA, Renati Fronza; BARCHINSKI, Karen Cardoso. A Configuração do Hibridismo na Educação On-Line: Desafios para a Prática Pedagógica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL PESSOA ADULTA, SAÚDE E EDUCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE. 4, 2018, Porto Alegre. Anais … Porto Alegre: ediPUCRS, 2018. p. 1-11. Disponível em: http://editora.pucrs.br/acessolivre/anais/sipase/assets/ edicoes/2018/arquivos/33.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

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