Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

53 O DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO DOCENTE TEIAS E A APRENDIZAGEM EM REDE Naidi Carmen Gabriel1 RESUMO: O presente capítulo tem como objetivo explorar algumas emergências na configuração do espaço de aprendizagem em rede, a partir das convivências durante um dispositivo de formação docente, chamado TEIAs. Tais explorações repercutem reflexões sobre a aprendizagem docente a partir de uma perspectiva de convivências e redes, com inspiração na teoria de Maturana (2002). Nesta, a convivência é vista como coordenações comportamentais consensuais, e o “linguajear”, como ação fundamental na construção de conhecimento em cooperação. O projeto TEIAs é apresentado como um dispositivo de formação docente que promove discussões colaborativas sobre práticas docentes com os esses em ação, utilizando uma metodologia situacional e coletiva com base na pesquisa nos/dos/com os cotidianos (Alves, 2019). Foi explorada a ausência de um fluxo de interações recorrentes e recursivas, evidenciando a fragilidade da aprendizagem em rede e sua própria sustentabilidade, emergindo, assim, a necessidade de abordar os conceitos de presença e copresença na configuração de espaços de aprendizagem em rede. Este dispositivo de formação fez emergir nossa existência em um domínio semântico que se deu nas relações dialógicas como princípio fundamental para prática educativa afastada da estática e que interconectam o ser, agir, conhecer e se comunicar. Palavras-chave: Convivência. Dispositivo de Formação Docente. Redes. 1 Doutora em Educação, Membro dos Grupos de Pesquisa: COTEDIC UNILASALLE/CNPq e GPEM IFSC/CNPq, Técnica em Assuntos Educacionais no IFSC e Professora na Rede Estadual de Educação, e-mail: naidi.gabriel@ifsc.edu.br DOI: https://doi.org/10.29327/5457639.1-4

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