Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

55 Naidi Carmen Gabriel é que torna possível essa ideia de rede. Na docência, aprender se constitui em um compromisso não somente para com os alunos ou em como ensinar, mas para todos e tudo o que configuramos nos espaços de aprendizagem em rede, com vistas à compreensão da própria ação docente enquanto dimensão social da humanização. A seção quatro explora algumas emergências do espaço de aprendizagem em rede, configurado por meio do dispositivo de formação docente TEIAs, em que a discussão sobre as interações são essenciais para reflexão sobre os espaços de aprendizagem em rede. Nas considerações finais é evidenciada a fragilidade das redes quando não há interações recorrentes e recursivas. 2 #TEIAS: DISPOSITIVO PARA FORMAÇÃO DOCENTE O dispositivo para formação docente “TEIAs” foi construído no coletivo dos praticantespensantes (participantes do projeto) na pesquisa de Gabriel (2024) intitulada: “As Interações em Espaço de Aprendizagem em Rede: Construindo Sentidos e Significados com os @Docentes em Ação”. A pesquisa é parte de um construto políticoteóricometodológico2 que inspirou-se nos movimentos necessários para pesquisa nos/dos/com os cotidianos (Alves, 2019). Partiu dos seguintes pressupostos: envolvimento de todos os participantes; apresentar como objeto de pesquisa, no campo educacional, as convivências das praticantespensantes durante um projeto de extensão, como sendo perturbadoras; e foi situacional, ou seja, sem vista à réplica de situações futuras. O referido dispositivo faz parte do projeto de extensão submetido ao edital de fomento à extensão do IFSC – Campus Xanxerê com o título “#Construindo TEIAs”. Nele, foram exploradas atividades preponderantemente próximas à aprendizagem docente, com temas diretamente ligados à educação como: Tecnologias, Educação, Inovação e Aprendizagens, palavras que constituíram o acróstico para a palavra TEIAs. 2 A junção de palavras é frequente em Alves (2008) demonstrando a constante busca para superação de dicotomias e fragmentações. Neste estudo alguns termos estarão dispostos da mesma maneira e intenção.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz