O dispositivo de formação docente TEIAs e a aprendizagem em rede 62 Ao pensar o nome de alguém que poderia vir e contribuir com seu #POV (Ponto de Vista), as praticantespensantes pediram sugestões a esta autora que se prontificou a convidar uma professora pesquisadora com vivências na exploração da tecnologia lousa digital em suas práticas pedagógicas. Após a notícia do convite aceito pela professora convidada e que ela viria da cidade de Novo Hamburgo-RS, o grupo entendeu a necessidade do encontro ser online, evitando o deslocamento até o campus. A multimodalidade, ou seja, a existência de “momentos presenciais físicos e presencial online” (Schlemmer; Oliveira; Menezes, 2021), emergiu como forma de superar a dificuldade da distância geográfica entre a professora convidada e as praticantespensantes. Ao mesmo tempo, atendeu as dificuldades de estarem reunidas presencialmente, considerando as professoras mulheres (reorganização de casa, filhos, atividades profissionais). As praticantespensantes combinaram que, a cada encontro, seria apresentada alguma forma de manifestação da arte. Por isso, o encontro realizado por meio da tecnologia googlemeet iniciou com a apresentação cultural da professora Angela, contando a História conhecida em nossa região por: “João Preguiça”. Ao final da apresentação, a convidada problematizou a situação do personagem João preguiça indagando: se João era realmente preguiçoso; se não era preguiçoso, que outro título dariam a História. Após, foi a vez da professora Simone partilhar as suas vivências com a lousa digital, expressando o seu ponto de vista relativo à tecnologia e às tecnologias digitais. A convidada trouxe uma situação próxima ao compartilhado no encontro anterior pelas praticantespensantes, relatando que na escola onde atua houve um processo de desconstrução sobre “esse perigo em utilizar” a lousa interativa, instigando a práticas pedagógicas com a tecnologia e mostrando algumas destas práticas desenvolvidas junto aos alunos. Entre aproximações, distanciamentos e problematizações compartilhadas pelas convidadas, as interações, dimensão essencial para configuração de espaço de aprendizagem em rede, não foram percebidas. Com a Figura 01, que é uma captura de tela do 1º encontro realizado por meio do googlemeet, é possível observar a ausência de interações, nesse encontro.
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