O dispositivo de formação docente TEIAs e a aprendizagem em rede 64 Na ação pelo chat percebemos AKIRA compartilhando sua percepção em relação à trama desenvolvida na contação de histórias, a partir da própria vivência, ao relatar sobre a cobrança sem orientação do que se espera. Ela ainda sugere um novo título, reforçando a ideia de que João não pode carregar a culpa de tantas situações as quais ele não tinha estrutura para suportar. Já ASTRID compartilha sua percepção trazendo os elementos da imaginação e ensinamentos que são próprios das atividades com contação de histórias. Além disso, ela identifica que João, assim como nós, não tem todas as informações e tenta resolver seus problemas conforme vai vivendo e aprendendo. Para Nussbaum (2015) através das artes se torna possível aprimorar a imaginação narrativa. Isso significa ter a capacidade de colocar‐se no lugar do outro, “[...] de ser um intérprete inteligente da história dessa pessoa e de compreender as emoções, os anseios e os desejos que alguém naquela situação pode ter” (p. 95‐96). Com base nisso, percebemos amotivação que levou a ação das duas praticantespensantes de compartilhar suas percepções: a empatia, o emocionar que a manifestação artística proporcionou. No entanto, evidenciamos que o fluxo de interações naquele encontro não foi mantido, sequer iniciado. Para Maturana e Varela (2002), a aprendizagem se dá a partir da superação das perturbações em interação com o outro, por meio da legitimação. Ou seja, na aceitação do outro com seus conhecimentos e identificando a possibilidade de aprender com eles na convivência. Alguns argumentos são utilizados nesses casos, tais como: não havia interesse sobre o assunto, o convidado não foi legitimado pelas participantes do encontro, falta de familiaridade com a tecnologia, entre tantos outros argumentos que podemos elencar. No diário de itinerância da praticantepensante THOR encontramos a seguinte expressão: “o encontro com a Simone foi ótimo, pena que não foi presencial, parecia que ninguém estava lá”. Para THOR, o encontro ter acontecido sem a presença física pode ser a causa da falta de interação. Segundo Backes e Schlemmer (2013), o espaço digital virtual consiste na configuração de um espaço a partir da interação, perturbação e articulação de diferentes elementos, por meio do digital, pois compreende a transformação das informações em dígitos bi-
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