69 Naidi Carmen Gabriel FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. v. 01 FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 56. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. GABRIEL, Naidi Carmen. As interações em espaço de aprendizagem em rede: construindo sentidos e significados com os @docentes em ação. 2024. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2024. Disponível em: http://hdl. handle.net/11690/3920. Acesso em: 04 nov. 2024. MAFFESOLI, Michel. Comunidade de destino. Horizontes Antropológicos, v. 1, n. 25, p. 273-283, 2006. MATURANA, Humberto. Ontologia del Conversar. Revista Terapia Psicológica. Santiago/ Chile, ano 7, n. 10, 1988. MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. 3. ed. Reimp. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002. MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 9. ed. São Paulo: Palas Athena, 2002. NUSSBAUM, Martha C. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. São. Paulo: WMF Martins Fontes, 2015. RATTO, Cleber Gibbon. A Importância das Ciências Humanas, Letras e Artes na Sociedade Tecnológica Contemporânea. Revista Prâksis, v. 2, n. 61, 2017. Disponível em: https://www.researchgate. net/publi cation/318253154_A_IMPORTANCIA_DAS_CIENCIAS_ HUMANAS_LETRAS_E_ARTES_NA_SOCIEDADE_TECNOLOGICA_ CONTE%20MPORANEA. Acesso em: 04 nov. 2024.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz