Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

71 DESEMBARQUE NO ENSINO: RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Érica Cecília Noronha Da Boit1 Luciana Backes2 RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino da Educação Básica, enfrenta inúmeros desafios para oportunizar o retorno à escola de homens e mulheres que não conseguiram concluir seus estudos por motivos econômicos, sociais, históricos e culturais e manter a continuidade das turmas. Para Freire (2016) a educação representa um espaço de conquistas para a população oprimida e tem como objetivo provocar atitudes críticas e reflexivas sobre a realidade por meio da ação e da tomada de consciência. O presente capítulo tem como problemática: Como as práticas problematizadoras e dialógicas podem potencializar o engajamento, autoria e coautoria dos estudantes da EJA? O objetivo é construir práticas pedagógicas problematizadoras e dialógicas, para o engajamento, autoria e coautoria dos educandos e educandas da EJA, em uma escola da rede pública de Nova Santa Rita/RS. A pesquisa foi realizada por Boit (2022), no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade La Salle, na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e no contexto do grupo de pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na 1 Doutoranda emEducação pela Universidade La Salle – Canoas. Professora da rede públicamunicipal de Nova Santa Rita e da rede estadual do Rio Grande do Sul. Participante do grupo de pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). erica.200710986@unilasalle.edu.br. 2 Pós-Doutorado em Science Social pela Université Paris-Descartes – Paris-V (estágio pós-doutoral CAPES), Doutorado emEducação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e em Science de l’Éducation Université Lumière – Lyon 2 (Bolsa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro). Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – Canoas e pesquisadora visitante da Université Claude Bernard – Lyon 1. luciana.backes@unilasalle.edu.br. DOI: https://doi.org/10.29327/5457639.1-5

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz