Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Desembarque no ensino: ressignificação das práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos 72 Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). A metodologia da pesquisa-ação foi explorada na concepção de educação dialógica, problematizadora e libertária. Os resultados construídos coletivamente pelos atores da pesquisa na prática pedagógica ressignificada indicam o processo de engajamento, construção de autoria e coautoria, assim como a conscientização de si e da realidade para possíveis transformações. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Práticas Pedagógicas Problematizadoras e Dialógicas. Ensino. 1 DESEMBARQUE: TRAÇANDO NOVAS ROTAS A sociedade contemporânea apresenta complexidades que tornam necessária a reflexão sobre o papel social da educação. Na modalidade da EJA essas complexidades ficamaindamais evidentes, pois o público atendido são homens e mulheres, que não concluíram seus estudos na idade associada aos ciclos regulares formais da educação ou que abandonaram a escola por diversos fatores sociais e pedagógicos como: necessidade de conciliar trabalho e escola, atender a família e os filhos, dificuldades de aprendizagem, reprovações contínuas, escolas distantes das residências, dentre outros. Além disso, a modalidade vem passando por muitos desafios para a manutenção das turmas, com ameaças de fechamento ou enturmação. Para Freire (2013), não existe idade certa ou errada para aprender, uma vez que a aprendizagem é um processo constante e inesgotável, no tempo irreversível. Novos saberes inevitavelmente transformam e dão novos sentidos a saberes já existentes, de forma inseparável da realidade sócio-histórica e cultural. Assim acontece também, obviamente, com os educadores, que aprendem enquanto ensinam, pois nossa capacidade de aprendizado é igualmente constante e infinita (Freire, 2013). Para Freire (2016) a educação representa um espaço de conquistas para a população oprimida e tem como objetivo provocar atitudes críticas e reflexivas sobre a realidade, por meio da ação e da tomada de consciência. Uma educação que liberta, não uma educação que molda ou engessa, homens e mulheres na construção de pessoas que fazem a própria história em relações de reciprocidade com outros homens e mulheres, constituindo a cultura. A importân-

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