73 Érica Cecília Noronha Da Boit e Luciana Backes cia e a urgência de práticas pedagógicas problematizadoras e dialógicas na EJA são justificadas a partir dos conceitos de Freire (2016) sobre a educação problematizadora e as diversas facetas do diálogo. Para Freire (2016, p. 133) A educação problematizadora tem como fundamento a criatividade e estimula uma ação e uma reflexão verdadeira sobre a realidade, respondendo assim à vocação dos homens, que só são seres autênticos quando estão engajados na busca e transformação criadoras. Assim, o desafio de fazer educação como prática pedagógica problematizadora e dialógica no Brasil ocorre no estímulo da ação e da reflexão sobre a realidade. Portanto, nos tira de uma posição passiva frente ao contexto social, econômico, educacional e cultural. Somos, educadores e educadoras, desafiados a nos engajar com os educandos e as educandas para a busca pelo pensamento crítico e na humanização mútua. O presente capítulo tem como problemática: Como as práticas problematizadoras e dialógicas podem potencializar o engajamento, autoria e coautoria dos estudantes da EJA? O objetivo é construir práticas pedagógicas problematizadoras e dialógicas, para o engajamento, autoria e coautoria dos educandos e educandas da EJA, emuma escola da rede pública de Nova Santa Rita/RS. A pesquisa foi realizada por Boit (2022), no programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade La Salle, na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e no contexto do grupo de pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). 2 DIÁLOGOS ENTRE APRENDENTES Os seres humanos são caracterizados pelo inacabamento e incompletude, portanto, a educação ocorre de forma contínua, flexível, atenta às transformações e em constante mobilidade frente a práxis (Freire, 2016). Para provocar uma educação problematizadora, fazemos uso da expressão “homens de diálogo” (Freire, 2016, p. 135), a partir do caráter revolucionário desse tipo de educação. As circunstâncias emque homens e mulheres vivemnão são imutáveis,
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