Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

79 Érica Cecília Noronha Da Boit e Luciana Backes muitos participantes não estavam conectados com as discussões. Ao serem questionados pela ausência de interação, a resposta foi sobre a abordagemmetodológica. O Educando 8 trouxe a seguinte fala: “Hoje não fizemos nada, não teve nada pra copiar do quadro, só blá-blá-blá!”. As práticas problematizadoras promovema liberdade e a cooperação dos participantes, mas como salienta Freire (2002, p. 94) a liberdade é um“processo” destino “por que temos que brigar incessantemente”. Os desconfortos provocados pelas práticas dialógicas são explicados pela educação bancária, que historicamente fez (e ainda faz) parte da pedagogia brasileira. O diálogo somente se constitui quando as pessoas reconhecem os direitos que outros possuem de expor ideias e opiniões. Entre opressor e oprimido, não existe diálogo, apenas uma comunicação de um para o outro de forma vertical. Então, destacamos a contradição trazida pelos educandos e educandas entre reivindicar o direito de participar e ser ouvido, com o de querer copiar da lousa para não precisar trazer suas concepções e ideias sobre alguma temática. O conhecimento é entendido pela educação problematizadora como um recriar constante, jamais estático, sendo resultado da busca determinada, da aplicação da curiosidade sobre o objeto, adquirindo um valor social. Pensando em promover a curiosidade crítica e problematizadora, a professora-pesquisadora instigou os educandos e as educandas a conhecerem as bandeiras dos países africanos. Iniciamos a oficina, em roda de conversa, dialogando sobre a representação de uma bandeira, conforme o Quadro 2: Quadro 2 – Considerações sobre a representação das bandeiras, na oficina 2 Educando 1 A bandeira é um símbolo. É o orgulho de um país, de um time de futebol. Educando 4 As bandeiras nos representam, contam um pouco do que somos. Educando 3 Pra mim é uma marca. Eu tenho uma tatuagem da bandeira do Rio Grande do Sul. Tenho orgulho de ser gaúcho. Vou no CTG. Professorapesquisadora Eu sempre carrego a bandeira das minhas escolas nos eventos, nos campeonatos, nas saídas de campo. Ela diz de onde venho! Educando 6 Acho que pra cada um é uma coisa. Não sou ligado em bandeira, time, não acho que fala sobre mim. Educando 3 Mas se tu faz parte de algo, ela te representa, sim! Educando 5 Profe, a bandeira LGBTQIA+ representa um grupo de pessoas que se identificam entre elas, que lutam pelas mesmas coisas. Fonte: Arquivo da pesquisa (2022).

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