Desembarque no ensino: ressignificação das práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos 80 No diálogo observamos que muitos participantes quiseram trazer suas concepções para seremapresentadas ao grande grupo. Em alguns momentos foi necessário a mediação da professora-pesquisadora, porque houveram dificuldades de escutar e dar espaço para a fala do colega. Nas falas evidenciamos os contextos (CTG, times) e histórias (LGBTQIA+) dos educandos e das educandas, por meio das leituras de mundo, suas verdades e vivências para compartilhar com o grande grupo. Assim, conectaramos conteúdos desenvolvidos comos saberes e histórias pessoais, legitimando suas vivências e realidades (“se tu faz parte de algo, ela te representa”). Compartilhamos com Arroyo (2020, p. 140) o mesmo objetivo de “trabalhar para que mestres e educandos se reconheçam produtores de conhecimentos, de interrogações, de leituras, culturas, valores”. Os participantes foramconvidados para o jogodamemória, com as bandeiras dos países africanos. Osmesmos tambémorganizaramas regras do jogo e como poderiam interagir entre os grupos para auxiliar os colegas, praticando relações dialógicas nesse processo. O objetivo da atividade era comparar elementos semelhantes e diferentes nos símbolos e cores das bandeiras de cada país. Os educandos e as educandas identificaram o jogo como um momento lúdico e rapidamente organizaram-se em duplas ou trios. Nas manifestações observamos como ficaram impressionados com o número de países que faziam parte do continente, bem como a quantidade de símbolos e cores semelhantes, dificultando a memorização dos locais das peças na mesa. Figura 2- Jogos da memória com as bandeiras dos países africanos. Fonte: Arquivo da Pesquisa (2022).
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz