Desembarque no ensino: ressignificação das práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos 82 Quadro 3 – Considerações sobre os significados das bandeiras. Grupo 2 No nosso apareceu o azul que também representa as águas e também o amarelo que representa as riquezas minerais. Professorapesquisadora Pessoal! Vocês não acham contraditório que os países pesquisados tenham tantas riquezas minerais e ainda apresentam problemas sociais e econômicos? Grupo 2 Mas a riqueza não fica com a população, profe! É igual aqui no Brasil que tudo é desviado. ProfessoraPesquisadora Percebamque, muitas vezes, o problema não é a falta de riquezas, mas os processos de exploração que esses países sofrem historicamente. Grupo 3 Na nossa bandeira, além do amarelo e do azul, também aparece o branco, representando a paz sonhada pela população. Paz que ainda não foi alcançada totalmente, né profe? Professorapesquisadora Sim, alguns países vivemmuitos conflitos internos, principalmente pelo processo de descolonização do continente pelas fronteiras artificiais. Vocês lembram dessa parte do conteúdo, pessoal? Grupo 3 Profe, isso não foi quando a Europa repartiu os países africanos sem conhecer nada, se tinha brigas, se eram inimigos? Lembro que falamos sobre isso na Oficina 1. Professorapesquisadora Isso mesmo. As fronteiras artificiais foram consequência da descolonização do continente. Fonte: Arquivo da Pesquisa, 2022. As reflexões coletivas que emergiram a partir da proposta dos trabalhos em grupos não é ato de doação, mas de criação humana. “O diálogo é emsi, criativo e recreativo” (Freire, 2021, p. 13). Freire acrescenta que “o diálogo pertence à natureza do ser humano, enquanto ser de comunicação. O diálogo sela o ato de aprender, que nunca é individual, embora tenha uma dimensão individual” (2021, p. 14). A partir das pesquisas realizadas pelos educandos e educandas, a professora-pesquisadora trouxe questionamentos que instigavamos participantes a relacionaremos conhecimentos já construídos coletivamente com as novas informações que estavam sendo encontradas. O Grupo 2 traz uma reflexão importante quando questionado sobre a contradição da África ser um continente tão rico e com tantas desigualdades. Ele relaciona essa contradição com desvios das riquezas públicas, comparando com o cenário brasileiro. Essa relação dialógica possibilitou momentos de compartilhamentos entre os participantes para conhecer e refletir sobre a realidade tal como a fazem e refazem como seres conscientes e comunicativos que são.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz