Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

83 Érica Cecília Noronha Da Boit e Luciana Backes O Grupo 3 consegue fazer a articulação dos conhecimentos prévios trabalhados em outras oficinas com o questionamento trazido pela professora-pesquisadora, no que se refere às fronteiras artificiais do continente africano. Essa articulação só foi possível, pois a dinâmica dialógica e problematizadora da prática pedagógica promoveu essa reflexão. Nessa perspectiva, o diálogo não aprisiona o ser humano e sim o liberta. A conquista implícita nele é a do mundo para a libertação dos seres humanos e não de um pelo outro (Freire, 2021). A partir das mediações e interações durante a prática, novos conhecimentos foram se articulando com os conhecimentos prévios dos educandos e educandas, em uma construção horizontal e coletiva. No período de diagnóstico dos conhecimentos prévios dos educandos e educandas sobre o continente africano, a professora- -pesquisadora solicitou que os participantes falassem sobre o que conheciam dos países que faziam parte do continente africano. Registramos algumas manifestações: Quadro 4 – Considerações prévias sobre os países do continente africano Educando 1 Conheço o Egito pois gosto de filmes sobre múmias e tesouros escondidos. Gosto dos monumentos, das pirâmides e do deserto. Quero conhecer esse país. Educando 7 Já ouvi falar em Guiné-Bissau pois tenho 2 colegas de trabalho que vieram de lá e eles contam das suas vidas por lá. O trabalho é difícil por lá! Educando 3 Deve ser difícil mesmo, se aqui já é difícil para nós. Mais gente disputando as vagas. Educando 4 Como tu entende o que eles falam? Educando 7 Eles falam Português. É um pouco diferente, mas consigo entender. Fonte: Arquivo da Pesquisa, 2022. O Educando 1, traz seus gostos pessoais de filmes e arte para relacionar com o país citado, demonstrando já conhecer algumas características do Egito. O Educando 7, articula a atividade de sala de aula com suas vivências no mundo do trabalho, uma vez que conhecia pessoas que eram do continente africano e estavam no Brasil para conseguir emprego. Esse relato trouxe reflexões na turma, provocadas pelo Educando 3, que enxergou os colegas de trabalho do Educando 7 como concorrentes para as vagas de emprego, tão limitadas no Brasil. As interações provocadas pelas vivências e co-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz