Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

87 ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DOS MULTILETRAMENTOS: UM CAMINHO POSSÍVEL Luciane Priori Monteiro1 RESUMO: A sociedade contemporânea está cada vez mais inserida em uma cultura digital devido às múltiplas linguagens, associadas às práticas socioculturais e permeadas por tecnologias digitais, que fazem parte do nosso cotidiano. A aprendizagem da leitura e escrita precisa ser desenvolvida em congruência com essas novas formas de comunicação e expressão. A pesquisa de Monteiro (2024), que originou este artigo, acontece através de um estudo de caso com o objetivo de compreender o processo de alfabetização para os multiletramentos por meio da cultura digital, com uma aluna do 5º ano e faz parte da dissertação de mestrado, “Recontextualização na alfabetização para os letramentos por meio dos gêneros textuais: estudo de caso no 5º ano” (Monteiro, 2024). O estudo é de natureza qualitativa, submetido à metodologia de uma pesquisa exploratória, desenvolvido na rede pública municipal de Canoas/RS. A prática pedagógica explorou a cultura digital no processo de alfabetização para os multiletramentos, a partir do gamebook Guardiões da Floresta. Evidencia-se que a prática pedagógica para a alfabetização permeada pelos multiletramentos proporcionou o desenvolvimento de conhecimentos sobre as práticas sociais de leitura e escrita e as múltiplas linguagens. Palavras-chave: Alfabetização. Multiletramentos. Cultura digital. 1 Mestre em educação, participa do grupo de pesquisa Cotedic, professora do 5º ano do ensino fundamental, lucianepriori@gmail.com DOI: https://doi.org/10.29327/5457639.1-6

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