Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Alfabetização por meio dos multiletramentos: um caminho possível 88 1 INTRODUÇÃO Na contemporaneidade a alfabetização permanece como um grande desafio na escola pública sendo constantemente objeto de estudo, diálogo, investigações e pesquisas, por conta das suas possibilidades e entraves. O propósito é de contribuir para que os alunos finalizem a etapa da alfabetização, comhabilidades e domínio da leitura e escrita. Para Soares (2020) a alfabetização é o processo de aquisição da tecnologia escrita, dos modos de ler e escrever. Uma etapa essencial na vida escolar - visto que é necessário a aquisição da leitura e escrita para o desenvolvimento de outras áreas de conhecimento. O letramento é a capacidade de desenvolver os usos da escrita em práticas sociais e culturais da linguagem oral e escrita. A aprendizagem da leitura e escrita pelas crianças acontece por meio de atividades de letramentos, através de leitura e produção de textos reais, de práticas sociais de leitura e de escrita. O texto é o eixo central que possibilita a articulação da alfabetização e letramento. Dessa forma, para alfabetizar e letrar é necessário compreender os processos de aprendizagem do sistema alfabético de escrita e os processos de aprendizagem de leitura, interpretação e produção de textos (Soares, 2020). Há uma variada propagação de mídias, gêneros e hipertextualidade que implicam as habilidades de comunicação, leitura, escrita e interpretação contextualizadas. Devido a isso, um grupo de pesquisadores, autodenominado de grupo de Nova Londres, nos Estados Unidos, construiu a pedagogia dos Multiletramentos em 1996, em razão da ascensão dessas novas linguagens e a participação da escola nas transformações da sociedade. A evolução das formas de linguagem acontece através das demandas sociais, nesse sentido os gêneros textuais fazem parte do cotidiano, assim surgindo a necessidade de incorporá-los em uma prática pedagógica contextualizada e articulada com as transformações culturais e com as demandas dos alunos. A pesquisa de Monteiro (2024) tem o objetivo de compreender o processo de alfabetização para os multiletramentos, de uma aluna do 5º ano, do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Canoas/RS, por meio da cultura digital.

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