Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

91 Luciane Priori Monteiro conviver, comunicar e relacionar nos meios em que a linguagem se insere, seja ela escrita ou verbal, incorporando-a no seu viver, conhecer e aprender, como ler, interpretar, cantar, dramatizar, brincar, jogar e produzir diferentes mensagens. O letramento compreende uma heterogeneidade de práticas sociais e culturais de linguagem em diversos contextos. Considerando sua definição complexa e as especificidades do seu uso em cada contexto, a palavra “letramento” é frequentemente utilizada no plural “letramentos”, ou vinculada do prefixo multi ou adjetivo múltiplo: multiletramentos ou letramentos múltiplos (Soares, 2020). O Grupo de Nova Londres, sensível às mudanças sociais, culturais e tecnológicas, ampliou o conceito de letramento para a pedagogia dos multiletramentos. Assim, as tecnologias digitais e a crescente diversidade de gêneros textuais, são explorados nas práticas pedagógicas de linguagem e de comunicação, na educação. E neste novo cenário ampliou-se o conceito de letramento para incluir a pedagogia dos multiletramentos, que tem uma grande importância ao contemplar as novas demandas da linguagem e da comunicação para a educação. A pedagogia dos multiletramentos tem como princípio amultiplicidade de linguagens e refere-se à diversidade cultural e, por consequência, a linguagem dos alunos, reconhecendo suas formas de expressão nos contextos sociais, colaborando no desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita e do pensamento crítico. Compreende que amultimodalidade das linguagens vai alémdo texto impresso, como imagens, sons, vídeos, hipertextos e mídias digitais. Dessa maneira, considerando as diversidades global e local e todas as transformações nas tecnologias da informação e comunicação e de novos contextos como formas de produzir significados para a análise e debate dos alunos em sala de aula (Cazden et al., 1996). O grupo aborda a multiculturalidade e as oportunidades de comunicação e aprendizagem por meio de artefatos digitais, destacando a importância da metalinguagem na interpretação de diferentes formas de atribuir significado e usar linguagens em diversos contextos e mídias. Conciliar os multiletramentos em práticas pedagógicas contextualizadas pode-se promover o uso de diversos gêneros textuais assim ampliando o conhecimento dos alunos sobre as diferentes possibilidades de linguagens.

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