Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Alfabetização por meio dos multiletramentos: um caminho possível 92 2.3 Os multiletramentos na cultura digital O espaço de aprendizagem, para a construção de conhecimento, está sendo configurado a partir das tecnologias presentes no cotidiano das crianças. As múltiplas formas de comunicação e expressão e o crescente desenvolvimento tecnológico possibilitam a hibridização das linguagens, ou seja, a articulação de diversas modalidades semióticas e culturais, revelando uma multiplicidade de contextos. Em uma época marcada pela cultura digital, os eventos de letramentos estão cada vez mais multimidiáticos, considerando as linguagens multissemióticas, hipertextuais e multimodais que podem ampliar a ação pedagógica na escola. As tecnologias digitais entram no ambiente escolar para potencializar o fazer pedagógico ao promover o acesso à informação e a comunicação, compreendendo uma nova leitura de mundo. Na premissa de uma prática pedagógica articulada com as linguagens contemporâneas, faz-se o estudo a partir de uma narrativa literária através de uma hipermídia, o gamebook. Para Santaella (2014), a hipermídia é uma linguagem própria, uma linguagem tecida de multiplicidades, heterogeneidades e diversidades de signos, se constitui através de som, imagem, textos, animações e vídeos e mescla o hipertexto com a multimídia, através das ações associativas e interativas do receptor. A hipermídia utilizada é o gamebook Guardiões da floresta, que apresenta uma história interativa em um formato digital, com objetivos, desafios, missões, regras e sistemas de feedback, recompensa e promove práticas colaborativas ao oferecer ao jogador leitor diferentes possibilidades de escolha para explorar a história, tornando-se cocriador por meio dessas interações (Alves, 2016). O gamebook foi produzido pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com pesquisadores da Universidade do estado da Bahia (UNEB), o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na intenção de possibilitar aos alunos uma interação que potencialize as funções executivas cognitivas nos espaços escolares e clínicos.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz