Alfabetização por meio dos multiletramentos: um caminho possível 94 tativa que explica de forma ampla comportamentos e atitudes mediante variáveis, construções e hipóteses. A pesquisa ocorreu por meio de um estudo de caso que visa, de acordo com Yin (2010), investigar um fenômeno contemporâneo em seu contexto. Neste estudo o fenômeno investigado foi o processo de alfabetização por meio dos multiletramentos, de uma aluna do 5º ano do ensino fundamental, utilizando gêneros textuais da cultura digital. Para Gil (2017), o estudo de caso visa proporcionar uma visão global de um fenômeno e identificar os fatores que o influenciam ou são influenciados por ele. Os dados empíricos correspondem à produção escrita da aluna e a análise ocorreu de forma qualitativa. O estudo foi realizado em uma turma do 5º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Pereira de Vargas, Canoas. A pesquisa de Monteiro (2024) realizou os estudos sobre diferentes gêneros textuais como: narrativa literária, HQ, notícia e gamebook, que propõe o desenvolvimento da escrita, da leitura, da interpretação, da compreensão, da criatividade e da comunicação. Neste artigo serão apresentados os dados da produção escrita, com o gênero gamebook, de uma aluna que se encontrava em processo de alfabetização, identificada como “aluna O”. A prática pedagógica na disciplina de língua portuguesa na turma do 5º ano, em 2023, teve como objetivo desenvolver a alfabetização, letramentos e multiletramentos, através dos diferentes gêneros textuais propostos pela BNCC, a Base Nacional ComumCurricular e o RCC - Referencial Curricular de Canoas. Além dos gêneros propostos para a língua portuguesa, também foram contemplados aqueles que surgiram da curiosidade dos alunos. Na intenção de potencializar as habilidades de escrita, leitura, interpretação, comunicação e a compreender a língua de forma mais contextualizada e significativa. 4 ANÁLISE DOS DADOS A produção de dados foi organizada em três momentos: um pré- teste, atividades recontextualizadoras de alfabetização para os letramentos e por final um pós-teste. Em todos os momentos foi proposto o desenvolvimento da escrita, leitura, interpretação, compreensão, criatividade e comunicação, visando promover a participação interativa dos alunos.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz