97 Luciane Priori Monteiro 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Para Monteiro (2024) a prática pedagógica para os multiletramentos potencializa a produção de significados na articulação entre diferentes linguagens como digital, escrita, oral, imagem e vídeo. Assim, evidencia-se o letramento da “aluna O”, através da habilidade de utilizar a tecnologia digital para a expressão de sua narrativa oral de forma que outras pessoas pudessem ler sua produção textual. A pedagogia de multiletramentos articulada ao hibridismo das linguagens propicia práticas pedagógicas mais dinâmicas e centradas no desenvolvimento de habilidades dos alunos e na capacidade de compreender, comunicar-se e solucionar problemas. Desta forma, torna-se mais fácil promover a participação ativa do aluno com atividades mais significativas e transformadoras. No contexto da cultura digital, é preciso recontextualizar a prática pedagógica na perspectiva dos multiletramentos, possibilitando a articulação de diferentes linguagens, considerando as tecnologias digitais como espaços de aprendizagem para a construção de conhecimento. A escola precisa se transformar emuma espaço de aprendizagem que promova a articulação com outros movimentos de multiletramentos em congruência com as transformações socioculturais. Para isso é necessário considerar as múltiplas linguagens que permeiam o nosso cotidiano para promover a inserção dos alunos em uma cultura letrada e visando a sua participação ativa e crítica na sociedade contemporânea. REFERÊNCIAS ALVES, Lynn. Jogos e educação - delineando percursos. In: SANTOS, Edméa; SANTOS, Rosemary dos; PORTO, Cristiane (Org.). Múltiplas linguagens nos currículos. João Pessoa: EDUFPB, 2017. ALVES, Lynn (Coord.). Guardiões da floresta gamebook: orientações pedagógicas. [S.l: sn., 20--?. ]. Disponível em: https:// comuni dadesvirtuais.pro.br/guardioes-gamebook/arquivos/ Guardioes%20da%20Floresta%20OP%20(PT).pdf. Acesso em: 04 nov. 2024.
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