Sistemas, tempos e espacos: o Lab-Mundi em dez anos de fazer historiográfico

111 Gianfranco Caterina nik-1. Ainda na mesma época, seguindo uma trilha de impressionante aceleração do tempo no transporte aéreo e exploração do espaço, cientistas britânicos, franceses, norte-americanos e soviéticos começavam seus projetos para desenvolver uma aeronave de transporte de passageiros supersônica.4 Em Moscou, esse otimismo com as perspectivas futuras e acirrado senso de competição foi possível graças ao ótimo desempenho da economia soviética comparada às ocidentais ao longo da segunda metade da década de 1950. Tal feito – centrado sobremaneira em índices de crescimento econômico – acelerou mudanças sociais domésticas importantes. As duas dimensões de aceleração social foram vetores fundamentais na autorrepresentação internacional soviética, propaganda ideológica e nas relações bilaterais com países de Terceiro Mundo. A sociedade soviética, no entanto, não teve êxito, a longo prazo, em “se estabilizar dinamicamente” – condição necessária para ser moderna.5 Um descompasso entre as três formas de aceleração pode, segundo o sociólogo alemão, ser o fundamento de uma crise. No caso soviético, um aumento na oferta de bens de consumo, melhora na renda média, assistência médica e expansão da habitação geraram uma ampliação significativa das expectativas no início dos anos 1960, que não tiveram como ser cumpridas pela estrutura de uma economia planificada – a mesma responsável por uma expressiva aceleração da dinâmica social num primeiro momento. O texto está estruturado em dois itens. No primeiro, apresentamos a definição de aceleração técnica de Rosa e buscamos apresentar e analisar alguns dados sobre a aceleração do transporte aéreo ocorrida entre o final da Segunda Guerra Mundial e meados da década de 1970. Enfatizamos, analisamos e exemplificamos que a aceleração técnica no transporte aéreo teve um salto significativo durante esse período e que o aumento nas velocidades médias esteve longe de ser linear quando examinado desde 1500 até o presente. Em seguida, analisamos a recepção doméstica ao primeiro voo espacial de Yuri Gagarin na URSS utilizando a definição de aceleração de mudança social de Rosa e enfatizando como a recepção desse episódio de aceleração técnica foi capaz de evidenciar e aguçar as principais tensões presentes na sociedade soviética. Por último, breves considerações finais são apresentadas. 4 Os projetos britânico e francês terminariam por se fundir num acordo assinado pelos governos dos dois países em 1962 que resultaria na produção do Aérospatiale/BAC Concorde. Já o projeto soviético daria origem ao Tupolev Tu-144. Ambos fariam seu primeiro voo no final da década de 1960 e entrariam em operação em meados da década seguinte. Ao contrário do Concorde, no entanto, o Tu-144 realizaria pouquíssimos voos regulares a partir de 1977 e seria aposentado já em 1979. Os norte-americanos da Boeing abandonariam o projeto de uma aeronave de transporte de passageiros supersônica devido a seu custo elevado e buscariam uma estratégia de mercado distinta. 5 ROSA, Hartmut. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na Modernidade. São Paulo: Unesp, 2019. p. xi.

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