Sistemas, tempos e espacos: o Lab-Mundi em dez anos de fazer historiográfico

114 As acelerações técnica e de mudança social na sociedade soviética: o campo aeroespacial, suas possibilidades e o cenário doméstico da URSS entre as décadas de 1950 e 1960 Tabela 1 – Voos da British Airways de Londres a Nova York (1949-1977)18 Aeronave Início das operações Velocidade de cruzeiro (aproximada) Tempo de voo (aproximado) Boeing Stratocruiser Dez. 1949 (cabine pressurizada) 550km/h (1 parada) 19h45min Douglas DC-7C Mar. 1957 570km/h 13h De Havilland Comet 4 Out. 1958 (a jato) 810km/h 8h30 Boeing 707 Mai 1960 920km/h 8h Aérospatiale/BACConcorde19 Nov. 1977 (supersônico) 2.200km/h (Mach 2) 3h30min De acordo com a tabela, chega-se a um fator de aproximadamente 5,6 (tempo cronológico) para percorrer o trajeto de Londres a Nova York entre 1949 e 1977. Assim, em um intervalo de menos de trinta anos, calcula-se que era 5,6 vezes mais rápido cruzar o Oceano Atlântico a bordo de uma aeronave. É discutível, portanto, a afirmação de Rosa de que a “revolução dos transportes” teria atingido o seu “apogeu nos fins do século XIX e início do século XX”.20 Se o potencial “dinamizador” trazido pela “revolução dos transportes”, como argumenta Rosa, consistia em “transportar pessoas e bens em número e velocidade crescentes sobre a superfície terrestre”, o fato de o transporte supersônico de passageiros não ter sido massificado – como imaginado originalmente por muitos nas décadas de 1950 e 1960 – não diminuiu essa impressionante aceleração (mesmo que circunscrita, até certo ponto) no transporte aéreo ao longo do último quarto do século XX.21 O Concorde seria finalmente aposentado em 2003, mas o eco de projetos ambiciosos iniciados no final dos anos 1950 na área da aviação civil é ouvido até hoje, quando são apresentadas novas aeronaves supersônicas para transporte de passageiros que podem entrar em operação até o final desta década e retomar a aceleração perdida nesse campo do conhecimento. 18 Tabela organizada pelo autor. Dados obtidos em https://www.britishairways.com/en-us/information/ about-ba/history-and-heritage/explore-our-past/1940-1949 e Angelucci (1982). 19 O primeiro voo experimental do Concorde foi realizado em janeiro de 1969. Devido ao alto custo do projeto, adiamentos, diversas desistências de companhias aéreas que tinham se comprometido com o projeto e, principalmente, ao Choque do Petróleo de 1973, ele entraria em operação apenas em janeiro de 1976. Air France e a British Airways seriam as duas únicas operadoras da aeronave no mundo com apenas sete aeronaves cada uma. 20 ROSA, op. cit., p. 197. 21 Ibidem, p. 197.

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