116 As acelerações técnica e de mudança social na sociedade soviética: o campo aeroespacial, suas possibilidades e o cenário doméstico da URSS entre as décadas de 1950 e 1960 começaria a pensar sobre a “publicidade pós voo que esse evento merecia”.27 Segundo Gerovitch28, Khrushchev refutou completamente a sugestão de Ustinov de enviar Gagarin, após completar a viagem, a Pitsunda. Em vez disso, afirmou que iria voar de volta a Moscou, cumprimentar o cosmonauta no aeroporto Vnukovo com a “maior magnificência possível: rádio, televisão e discursos breves” (palavras do premiê), e então levá-lo a uma grande recepção no Kremlin.29 O trajeto entre o aeroporto e o Kremlin seria tomado por inúmeras câmeras transmitindo ao vivo desde o pouso da aeronave que o transportava, escoltada por caças a jato – honraria, em geral, reservada apenas para chefes de Estado de países importantes –, sua saudação a Khrushchev e chegada ao Kremlin.30 As posições de Khrushchev e Ustinov são ilustrativas pois exemplificam a tensão permanente entre publicidade e segredo presente no programa espacial soviético.31 A difusão do feito histórico realizado por esse jovem piloto de 27 anos seria beneficiada pelo uso de meios de comunicação em massa. Esses aumentariam ainda mais o impacto da viagem no âmbito doméstico. Como Jenks32 afirma, o rádio foi capaz de transformar o voo de Gagarin em um evento de “mídia de massa” na URSS. O “retorno triunfal” do cosmonauta a Moscou em 14 de abril seria exibido pela televisão e rádio para milhões de cidadãos soviéticos. Isso porque nessa época praticamente todo prédio de apartamentos nas principais cidades soviéticas tinham rádio. Na zona rural, em alguns locais, esse percentual também era surpreendentemente elevado. Na província de Saratov, na qual Gagarin pousou, 93% das fazendas coletivas possuíam aparelhos de rádio. A expansão desse meio de comunicação foi muito expressiva especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, na qual as famílias soviéticas se reuniam ao redor de seus aparelhos buscando notícias atualizadas sofre o conflito.33 Apesar de não possuir a capilaridade do rádio na URSS, a televisão desempenhou um papel não desprezível no nascimento do culto a Gagarin. Em 1961, havia cinco milhões de aparelhos de TV na União Soviética, frente a 27 GEROVITCH, Slava. The Human inside a Propaganda Machine: The Public Image and Professional Identity of Soviet Cosmonauts. In: ANDREWS, James T.; SIDDIQI, Asif A. (org.). Into the cosmos: space exploration and Soviet culture. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2011. p. 77. 28 Ibidem. 29 Ibidem, p. 77. 30 JENKS, Andrew L. The cosmonaut who couldn’t stop smiling: the life and legend of Yuri Gagarin. DeKalb: Northern Illinois University Press, 2014. p. 161. 31 ANDREWS, James T.; SIDDIQI, Asif A. (org.). Into the cosmos: space exploration and Soviet culture. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2011. p. 9; GEROVITCH, Slava. Soviet Space Mythologies: Public Images, Private Memories, and the Making of a Cultural Identity. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2015. p. 69. 32 JENKS, op, cit.. 33 Ibidem, p. 159.
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