124 Cadernos do PAAS, volume 11 - A mudança como fenômeno no cuidado em saúde da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, destacando suas potencialidades e desafios. Principais achados: Os Programas de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde Mental e o uniprofissional em Farmácia Clínica Hospitalar ocorrem nos municípios de São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Porto Alegre. A formação dos residentes é orientada por preceptores, tutores e professores, garantindo a integração entre ensino-serviço, com foco na integralidade do cuidado em saúde. Os principais desafios envolvem a superação do modelo biomédico, trabalho em equipes multidisciplinares com foco na interdisciplinaridade e atitude transdisciplinar Considerações finais: Esses programas formam profissionais críticos e capacitados, contribuindo para o fortalecimento do Sistema único de Saúde e a melhoria dos serviços de saúde coletiva. Palavras-chave: residência em saúde; integralidade em saúde; prática interdisciplinar; Sistema Único de Saúde. Introdução Os programas de residências em saúde são modalidades de ensino e serviço voltadas para a qualificação da formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo os princípios e diretrizes estabelecidos por esse sistema. Existem programas de residências uniprofissionais e multiprofissionais. Entende-se os programas multiprofissionais como uma oportunidade privilegiada de formação para a superação do campo dos “especialismos” em saúde, avançando em direção ao campo da saúde coletiva. Além disso, destaca-se a potencialidade de uma formação orientada pelo trabalho interdisciplinar ou transdisciplinar e pela utilização de tecnologias leves, leve-duras e duras em saúde ao longo do percurso formativo (Merhy, 2007). As residências foram instituídas pela lei nº 11.129, no ano de 2005 (Brasil, 2005). Estabelecidas através de articulação entre o Ministério da Saúde e Educação, Instituições de Ensino Superior (IES), ou escolas de saúde em convênio com o estado em suas diferentes esferas (união, estados e municípios). As residências multiprofissionais se caracterizam como ensino de pós-graduação lato senso. Os programas de especialização respeitam regiões e áreas estratégicas e prioritárias para o fortalecimento do SUS (Brasil, 2012).
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