143 Cadernos do PAAS, volume 11 - A mudança como fenômeno no cuidado em saúde me desafiam bastante e acho que isso foi sempre uma característica do serviço, não é meu isso. Acho que isso é do serviço, não é? Não sei, acho que eu fui e voltei, não sei se respondi. Entrevistador PAAS: Então, foram muitas mudanças estruturais da Unisinos e a mudança do próprio serviço, a entrada, como citaste, do lugar do CCIAS e da constituição do CCIAS, a pandemia e agora mais recentemente, essa mudança, além, das mudanças usuais que a cada semestre tem uma nova configuração. Uma das coisas que o grupo do Cadernos colocou para te perguntar foi desse universo de mudança que qualificou tão bem como sendo propulsores de vida. Tu destacarias alguma? Pelo seu desafio, pela sua intensidade. Rosana Cecchini de Castro: Pois é, quando tu falas em mudança a primeira palavra que me vem na cabeça, foi acolhimento, sabe? Eu não sei exatamente por que, mas foi bem por associação livre. Porque assim, as outras mudanças, elas são marcos, 2010 e 2011, quando a gente fez toda a nossa capacitação, quando o serviço se tornou formalmente o serviço escola da psicologia e adquirimos um lugar diante do próprio curso e a contratação de professores adquiriu uma estabilidade progressiva. Assim, a gente foi contratando as pessoas por horas, dentro das ênfases e tal. Achei aquele momento muito significativo de mudança. E esses outros que tu fosse citando..., mas o acolhimento ele me vem como uma coisa... eu não sei se ele é uma constante do serviço que precisa ser muito acolhida. Talvez, redundantemente falando, porque eu acho que o acolhimento, nos exige sempre um olhar e uma reorganização, não só no sentido estrutural assim, mas para olhar para ele enquanto aquele que acolhe as pessoas que estão chegando no serviço. Porque a gente tem grande parte dos estagiários entrando no primeiro semestre e sendo inseridos no acolhimento. Ali a gente tenta quase heroicamente, às vezes, preservar a interdisciplinaridade, ali a gente tenta receber as pessoas que chegam ao serviço
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz