A mudanca como fenomeno no cuidado em saude

26 Cadernos do PAAS, volume 11 - A mudança como fenômeno no cuidado em saúde enquanto sujeitos, mas pela motriz do desejo do analista, que deseja somente a própria análise, e não uma permanência esvaziada desses pacientes” (Scheffel et al., 2023, p. 46). Sabemos, desde o início, que o estágio tem um tempo limitado e, quando começamos, mal podemos esperar para concluí-lo. No nosso imaginário, carregamos a ideia de que o estágio curricular profissional é simplesmente “uma atividade acadêmica obrigatória única, que possibilita ao aluno ocupar um espaço de experimentação escolhido por ele, ao longo de três semestres letivos consecutivos, em geral os três últimos semestres do curso [...]” (Scheffel et al., 2023, p. 36). Contudo, ao longo do processo, somos atravessados pela relação paciente-psicoterapeuta, uma conexão que vai além das simples atividades acadêmicas e toca a essência do processo terapêutico. Despedir-nos de nossos pacientes, portanto, não é tão simples quanto imaginamos no começo. No entanto, esse momento chega, e é necessário lidar com essa transição no processo terapêutico. Isso faz parte do processo. Considerações finais Assim sendo, tomamos por mudanças os acontecimentos que são inerentes à vida e que provocam, a partir desse fenômeno, sentimentos, sensações e afetos variados, com diferentes intensidades. Mudanças trazem consigo o desconforto e a incerteza para o que já está instituído, tende a desacomodar, mas propõe a invenção de novas possibilidades e novos encontros. Desse modo, o Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) nessa escrita coletiva, revela em suas particularidades propriedades inerentes de mudanças, visto na rotatividade de estagiários e entradas e saídas de pacientes, somadas à mudança de sede no corrente ano de 2024. A se destacar, pontua-se a experiência vivida por nós estagiárias de psicologia ao enfrentar transições de psicoterapeutas em processos de tratamento individual. O fazer na clínica de um serviço escola, enquanto um lugar possível para o estagiário ocupar, transita entre o singular e o coletivo e vai nos desafiando em novos arranjos decisivos para compor a nossa prática intrínseca à mudança, na forma de acolhermos e oferecermos atendimentos individuais em psicoterapia. Assim, todos esses desdobramentos permeiam as ações desenvolvidas no serviço escola, no que

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