44 Cadernos do PAAS, volume 11 - A mudança como fenômeno no cuidado em saúde Ampliada à Saúde, o serviço-escola da Universidade do Vale do Rio dos Sinos), não por ser um órgão municipal oficial, não nesse sentido, mas por ser um serviço que atende aos munícipes e tem em muitos casos assumido o atendimento da saúde mental auxiliando o município. Castro, diz que em 1996 surge o Programa Interdisciplinar de Promoção e Atenção à Saúde (PIPAS), com o objetivo de ampliar os serviços que até então a Enfermagem, Nutrição e Psicologia executavam de forma independente, alcançando a população em vulnerabilidade no município de São Leopoldo. Para autora, em 2004 num processo de mudanças e reorganização da Universidade, os programas existentes sofrem um alinhamento e redirecionamento em suas diretrizes, fazendo surgir então o Projeto Ambulatorial de Atenção à Saúde (PAAS), que mais tarde em 2010 passa a ser denominado de Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS), cumprindo os objetivos e práticas a que se destinava o serviço-escola (Castro et. al., 2015). O grupo de mulheres é uma das ações do PAAS. Um grupo terapêutico, que é conduzido por dois terapeutas sob a supervisão de um psicólogo e acolhe mulheres entre 30 e 60 anos. As sessões ocorrem semanalmente às terças-feiras, com uma duração de uma hora. A cada encontro, as próprias participantes trazem os temas a serem discutidos, conforme o processo de autodescoberta que estão vivenciando (Unisinos, 2024). O estagiário que quer participar dessa ação deve se candidatar a cada semestre e foi exatamente isso que fiz no segundo semestre de 2023. Quando entrei no estágio profissional tinha a convicção de que a psicoterapia individual era superior ao trabalho em grupo. Essa crença era tão enraizada em mim, que só foi desmentida ao participar da coordenação do um grupo de mulheres e me envolver tão de perto com a experiência. Logo na minha chegada enquanto eu ia conhecendo o grupo, uma das participantes compartilhou: – Eu tinha muita dificuldade em dizer não e passei minha vida inteira fazendo o que os outros queriam. Por causa disso, me vi desrespeitada e envolvida em coisas que eu não queria fazer. Como não sabia dizer o que queria, me sentia frustrada. Nesse tempo de grupo, aprendi a dizer não. Traduzindo o que ela trouxe com a sua fala tão simples e ao mesmo tempo tão carregada de significados, é que no processo de gru-
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