70 Cadernos do PAAS, volume 11 - A mudança como fenômeno no cuidado em saúde É preciso termos sensibilidade e clareza para perceber que o outro é um ser potencialmente muito diferente de mim e o fato de termos passado pela “mesma” situação não implica que estejamos passando por ela ou sentindo seus efeitos do mesmo modo. Ainda, é imprescindível pontuar que, tudo aquilo que vivemos nos constitui e implica em diferentes recursos, reações e estratégias para uso durante esses momentos desafiadores de mudanças. Assim como há muitas pessoas que percebem todo o ocorrido de forma bastante negativa e carregada de impossibilidades, há quem consiga enxergar novas saídas, distintas oportunidades, esperança e impulso para um recomeço, diante das tragédias. O espaço para a mudança, nos mais variados aspectos (intrapsíquicos, comportamentais, físicos e materiais, tais como a troca de um emprego, da própria casa ou até mesmo de cidade) exige coragem e, assim, podemos pensar naquilo que pode nascer com o trauma e não só morrer. Estes foram importantíssimos aprendizados e reflexões oportunizados pela vivência da maior catástrofe ambiental ocorrida nos últimos anos no RS. Por meio da Atividade Acadêmica “Desenvolvimento na Infância e Adolescência”, pudemos compreender como situações traumáticas, emocionalmente significativas, quando vividas na infância e/ou adolescência (ou seja, quando a constituição psíquica e identidade dos sujeitos estão em formação), reverberam ao longo de toda vida. A prática psicológica, que se dá por meio da escuta (e do brincar), pode contribuir para a construção de sentidos e significados para o incompreendido, o sem nome, a angústia e, assim, busca minimizar os efeitos dos eventos traumáticos. O excesso de água, a destruição, a incerteza, ocasionada pela enchente, precisará de muito tempo para ser transformado e acalmado dentro de cada um. A atividade proposta em aula, que impulsionou essa escrita, nos fez refletir sobre as transformações que ocorreram e ocorrerão em toda a sociedade após esse desastre. A escrita da poesia certamente contribuiu para dar nome aos nossos próprios sentimentos e transformações ocasionadas pelas vivências do fatídico maio de 2024. Referências SOUZA, Thiago. Heráclito de Éfeso: quem foi e principais pensamentos (filosofia). Toda Matéria, Coluna Filosofia. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/heraclito/. Acesso em: 29 jul. 2024.
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