164 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências da Saúde - PPG em Saúde Coletiva Autor(a): Fernanda Morandi Riegel Machado Coautor(es): Carla Ferreira Gomes; Gustavo Rodrigues Oliveira Modalidade de Bolsa: PROBITI/Fapergs Orientador(a): Profª. Drª. Juliana Nichterwitz Scherer ANÁLISE DA USABILIDADE E DESENVOLVIMENTO DA VERSÃO FINAL DE UM CHATBOT INFORMATIVO SOBRE CANNABIS VOLTADO PARA O PÚBLICO JOVEM INTRODUÇÃO: O uso de Cannabis entre adultos jovens é altamente prevalente e está associado a uma série de prejuízos à saúde, incluindo prejuízos cognitivos e aumento de sintomas depressivos e ansiosos. Apesar do elevado consumo, há uma escassez de recursos de digitais de comunicação científica dentro desta temática. Ainda, a desinformação gerada por fake news pode impactar na redução da percepção dos riscos associados ao uso e influenciar o consumo, principalmente entre os jovens. Diante desse cenário, foi desenvolvido um projeto para a prototipagem de um chatbot informativo sobre Cannabis, denominado C.I.S.M.A., com o objetivo de promover a psicoeducação entre jovens e universitários. A C.I.S.M.A. teve seu conteúdo validado por um painel de especialistas; entretanto, a análise da usabilidade por futuros usuários também se faz necessária para avaliar a viabilidade da ferramenta. OBJETIVO: Avaliar a usabilidade da ferramenta C.I.S.M.A a partir da análise de usuários e desenvolver a versão final do chatbot. MÉTODO: A usabilidade da C.I.S.M.A foi avaliada por 10 adultos jovens, selecionados por conveniência através da divulgação do estudo em mídias sociais. O tamanho da amostra foi definido com base em estudos que indicam que 80% dos problemas de usabilidade podem ser identificados com apenas 5 sujeitos de pesquisa. Os voluntários que manifestaram interesse em participar do estudo receberam um link para acessar o chatbot e o questionário de coleta de dados. A análise da usabilidade foi feita a partir da versão validada da System Usability Scale. Os resultados desta escala variam de 0 a 100, sendo que o valor médio considerado satisfatório é de pelo menos 68 pontos. Após a análise dos usuários, os feedbacks e considerações de ajuste foram avaliados
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