XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

174 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências da Saúde - PPG em Saúde Coletiva Autor(a): Isabelle Gambin antonini Modalidade de Bolsa: UNIBIC Orientador(a): Profa. Dra. Adalvane Nobres Damaceno CORRELAÇÃO ENTRE SATISFAÇÃO E EXPECTATIVAS DOS USUÁRIOS DE UM SERVIÇO DE TELEMEDICINA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: NOTA PRÉVIA INTRODUÇÃO: A telemedicina revela-se uma alternativa eficaz na redução dos custos em saúde, e na melhora da acessibilidade, pois garante o acompanhamento regular dos pacientes durante os atendimentos. As informações sobre a satisfação mostram-se como uma condição para profissionais qualificarem os atendimentos e para os serviços de saúde tornarem-se mais acessíveis e resolutivos. Objetivos: Apresentar resultados prévios da pesquisa “AvaliaTele: Avaliação de um Serviço de Telemedicina no Estado do Rio Grande do Sul.” MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido em uma unidade de tecnologia, de comunicação em saúde da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, denominada de “UniTelecuidado”. Utilizou-se Questionário para Avaliação da Satisfação de Pacientes Atendidos via Telemedicina (QASTele), o instrumento possui 14 questões que abordam a satisfação geral e a experiência do paciente ao utilizar a Telemedicina. Para cada item desse instrumento, são oferecidas cinco alternativas de resposta, com escore(s) sobre variação de 1 a 5 pontos. A graduação dos itens do instrumento ocorre por escala de variação do tipo Likert: 1 = “não, definitivamente não”; 2 = “provavelmente não”; 3 = “talvez”; 4 = “provavelmente sim” e; 5 = “sim, com certeza”. A análise dos dados está sendo realizada no programa SPSS versão 21. O nível de significância é de 5%. RESULTADOS: Foi possível verificar que a correlação entre os itens “O atendimento por telemedicina é melhor do que eu esperava” com “Eu estou satisfeito com meu atendimento por telemedicina” foi forte (r= 0,86; p = 0,000). Esses dados, sinalizam com a literatura, pois capacidade do serviço de telemedicina em oferecer conveniência, acessibilidade e respostas rápidas, fatores que geralmente colaboram para com a expectativas dos usuários. CONCLUSÃO: Assim, esses resultados

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