XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

192 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências da Saúde - PPG em Saúde Coletiva Autor(a): Caroline Mattos Fontana Modalidade de Bolsa: PRATIC-IC Orientador(a): Prof. Dr. Adalvane Nobres Damaceno MONITORIA ACADÊMICA NA ATIVIDADE ACADÊMICA DE INTERAÇÃO INDIVÍDUO COMUNIDADE: A PRÁTICA DA SAÚDE DA FAMÍLIA II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTRODUÇÃO: as monitorias acadêmicas definem-se como uma atividade de apoio pedagógico que visam desenvolver habilidades técnicas e aperfeiçoamento teórico. É uma modalidade que atende as necessidades de formação universitária que inclui o graduando na organização e auxílio das atividades desenvolvidas pelos professores responsáveis pelas atividades acadêmicas, a fim de contribuir para a formação dos novos alunos que estejam em processo de formação anterior ao do monitor. Objetivos: relatar a experiência do monitor de um curso de Medicina na atividade acadêmica de Interação Indivíduo Comunidade: a Prática da Saúde da Família II (IICPSF II). MÉTODO: Relato de experiência sobre a atuação de alunos na monitoria de IICPSF II na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. RESULTADOS: a atuação como monitor acadêmico desempenha papel importante na difusão de conhecimentos acerca das temáticas propostas em atividades acadêmicas, implicando em estudo e elaboração de conteúdo aos alunos. Ser monitora de IICPSF II, foi uma experiência de grande valia, pois através dela, foi possível relembrar assuntos já estudados e produzir resumos que auxiliassem os alunos nas provas, visitas na comunidade e nos trabalhos que seriam aplicados. Além disso, o diferencial dessa atividade acadêmica é poder acompanhar os estudantes na ESF Cohab Duque, havendo a possibilidade de autodesenvolvimento não só para os praticantes, mas também ao monitor que percebe melhores estratégias e abordagens com o paciente, incluindo roteiro de perguntas pertinentes, identificação do problema que assola o paciente e a proposta de uma intervenção que melhorasse a situação incômoda relatada. CONCLUSÃO: as atividades elaboradas na monitoria corroboram para o aprendizado do aluno que se propõe a passar pelo processo seletivo e pela participa-

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