XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

235 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências da Saúde - PPG em Psicologia Autor(a): Fernanda Kirsch Bergonsi Modalidade de Bolsa: PROBIC/Fapergs Orientador(a): Profa. Dra.Tagma Marina Schneider Donelli APRESENTANDO O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA PARENTAL DE TECNOINTERFERÊNCIA PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO Diante da entrada massiva das mídias digitais e da portabilidade da internet, as interações interpessoais têm sofrido modificações. Da mesma forma, a parentalidade moderna tem sido desafiada, uma vez que a tecnologia se faz onipresente nos lares das famílias ao redor do mundo. O termo tecnointerferência tem sido utilizado para fazer referência à interferência gerada pelo uso de tecnologias nas interações interpessoais. No contexto das interações pais-bebês, o uso parental de telas tem gerado interrupções na comunicação da díade, impactando na qualidade da interação. Embora já existam estudos acerca da temática da tecnologia nas relações pais-bebê, no Brasil há uma ausência de instrumentos disponíveis para mensurar a tecnointerferência nas interações pais-crianças. Dessa forma, instrumentos adequados são necessários para explorar e avaliar o impacto das mídias digitais nas interações entre pais e crianças. Para oferecer uma medida validada e adaptada à realidade brasileira, esse estudo de adaptação visa apresentar o processo de adaptação e validação da escala Distraction In Social Relations and Use of Parent Technology (DISRUPT) para a população brasileira. Essa medida é uma escala Likert de 6 pontos, variando de 1 (discordo totalmente) a 6 (concordo totalmente), composta por 4 itens. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da universidade, e seguiu procedimentos metodológicos considerando os seguintes passos: 1) tradução, 2) síntese da tradução, 3) revisão por juízes, 4) tradução reversa e 5) estudo piloto. Posteriormente, a versão final do instrumento foi aplicada na população alvo. Participaram do estudo 588 pais de bebês de 0 a 36 meses, que responderam a um questionário online, divulgado nas redes sociais. Validade de constructo, análise fatorial exploratória e análise de confiabilidade interna foram avaliadas utilizando-se o software

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