241 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências da Saúde - PPG em Psicologia Autor(a): Bruno do Nascimento Machado Modalidade de Bolsa: PRATIC Orientador(a): Prof. Dr. Murilo Ricardo Zibetti EFEITO DA ESCOLARIDADE E DA IDADE NO DESEMPENHO DE ATENÇÃO E MEMÓRIA OPERACIONAL DE IDOSOS SAUDÁVEIS NO SUL DO BRASIL O envelhecimento e a escolarização são variáveis amplamente conhecidas por seus papéis preditores do desempenho cognitivo em indivíduos saudáveis. Aproximadamente 40% da população brasileira acima dos 60 anos possui baixa escolaridade, o que torna essa variável importante na aplicação e interpretação dos resultados dos instrumentos de avaliação cognitiva. O presente estudo teve por objetivo avaliar a interação entre o efeito positivo da escolarização (anos de estudo) e o efeito negativo da idade no desempenho de idosos brasileiros no teste Dígitos (Ordem Direta [OD] e Inversa [OI]), que avalia a Memória Operacional, e na Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção – segunda edição (BPA-2), que avalia a atenção nas modalidades concentrada, alternada e dividida. Para o estudo foram realizadas coletas de dados presenciais com uma amostra de 51 idosos brasileiros, selecionados por conveniência de disponibilidade, residentes na região metropolitana de Porto Alegre , commédia de idade de 70,1 anos (DP = 7,03) e média de taxa de escolaridade de 11,4 anos (DP = 5,21). Foram excluídos os participantes que auto relataram diagnóstico de doenças neurológicas ou que não responderam a todos os instrumentos da pesquisa. Os participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, ao Dígitos e BPA-2. Os instrumentos foram aplicados nas dependências do campus universitário ou local de preferência do voluntário por profissionais e estudantes de psicologia treinados, que controlaram as condições ambientais. Para a análise dos dados foi utilizado o Coeficiente de Correlação de Spearman e a regressão linear múltipla entre as variáveis de idade, anos de estudo e os escores dos Dígitos e da BPA-2. As análises foram realizadas no software JASP e foi possível observar correlação positiva moderada entre anos de estudo e os escores no OI (rho=
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