245 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências da Saúde - PPG em Psicologia Autor(a): Eduarda Pires Moraes Dalpaz Modalidade de Bolsa: UNIBIC Orientador(a): Profa. Dra.Denise Falcke EFEITOS DA PARTICIPAÇÃO EM UM PROGRAMA EDUCATIVO PARENTAL ONLINE NA DIMINUIÇÃO DOS SINTOMAS DAS CRIANÇAS Problemas emocionais e de comportamento são comuns na infância. A literatura indica que uma das formas possíveis para lidar com essas dificuldades infantis seria a participação dos pais em programas educativos. Ainda não é consolidada a avaliação do efeito da participação em programas parentais, especialmente os desenvolvidos em contexto online. Diante disso, o presente trabalho pretende analisar os efeitos da participação em um Programa Educativo Parental Online na diminuição dos sintomas das crianças. Foi realizado um estudo quase experimental, por meio da participação de 32 pais em um programa educativo parental online, com seis encontros semanais. Os pais responderam um questionário sobre a avaliação dos sintomas das crianças (Strengths and Difficulties Questionnaire) antes e após a intervenção. As comparações pré e pós-teste foram realizadas pelo teste não paramétrico Wilcoxon, de amostras pareadas. Os resultados indicaram que houve diminuição significativa no total de problemas das crianças no pós teste em comparação com o pré- -teste (Z=-2,317; p=0,02), especialmente na dimensão de hiperatividade (Z=-3,052; p=0,002). Ainda são necessários novos estudos para garantir a efetividade da intervenção, mas os resultados iniciais mostram-se promissores. PALAVRAS-CHAVE: pais, criança, sintomas infantis, programas parentais
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz