XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

251 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências da Saúde - PPG em Psicologia Autor(a): Rafaela Petry Justo Coautor(es): Isadora Rossa Modalidade de Bolsa: PROBIC Orientador(a): Profa. Dra.Ilana Andretta HÁ RELAÇÃO ENTRE ASSERTIVIDADE E APOIO SOCIAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS? O período universitário é permeado por novas responsabilidades e expectativas, que geram uma carga significativa de demandas na vida dos estudantes. Nesse contexto, Habilidades Sociais (HS) são essenciais para o manejo eficaz dos desafios. A assertividade, uma HS, que envolve a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e necessidades de forma clara e respeitosa, tem sido apontada como fator protetivo contra adoecimento mental nessa população. O apoio social, entendido como a percepção do indivíduo em relação à sua rede de apoio, também pode atuar como fator protetivo nesse contexto. Este estudo visa avaliar a relação entre assertividade e suporte social em universitários brasileiros. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e correlacional. Participaram 505 universitários, que responderam a um questionário sociodemográfico; à Escala de Apoio Social (MOS-SSS), que avalia os fatores: Emocional/Informacional (ter quem ofereça apoio emocional e orientações), Interação Social (ter companhia para atividades agradáveis), Material (ter quem apoie em situações difíceis) e Afetivo (ter quem demonstre afeto); e à Escala Rathus de Assertividade (RAS), que avalia os fatores: Inibição-Desinibição (se expressar livremente), Autodefesa (defender seus próprios direitos e opiniões) e Preocupação em Evitar Conflitos. O Termo de Consentimento e os instrumentos foram enviados online via Google Forms. A análise dos dados foi realizada no programa Jamovi versão 2.3.38. A amostra foi considerada não normal pelo teste de Kolmogorov-Smirnov, foram feitas análises descritivas das variáveis categóricas para caracterização da amostra e de correlação de Spearman. Os universitários tinham idade média de 25,3 anos (DP=7,53), sendo a maioria do gênero feminino (67,9%; N=343), residentes do Nordeste (44,4%; N=224) e nos semestres ini-

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