252 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo ciais do curso (39,6%; N=200). Além disso, 64,4% (N=325) trabalhava, 91,9% (N=464) tinha atividades de lazer e 22% (N=111) fazia psicoterapia. Os resultados indicam relação significativa entre fatores da MOS-SSS e da RAS: relação negativa entre o Fator Interação Social e o Fator Preocupação em Evitar Conflitos (p=0,047); negativa entre o Fator Apoio Material e o Fator Autodefesa (p=0,002); e positiva do Fator Emocional/Informacional com o Fator Inibição-Desinibição (p=0,001) e com o Total da RAS (p=0,049). Portanto, quanto maior a Preocupação em Evitar Conflitos, menor a percepção de Interação Social, e quanto maior a Autodefesa, menor a percepção de Apoio Material. Por outro lado, quanto maior a Inibição-Desinibição e a Assertividade Total, maior a percepção do Suporte Emocional/Informacional. Assim, assertividade, de modo geral, parece favorecer a percepção de apoio social, enquanto os fatores menores da RAS, que envolvem preocupação com conflitos e postura defensiva, podem prejudicá-la. Estudos futuros podem explorar essa relação para aprimorar estratégias que promovam saúde e qualidade de vida no meio acadêmico. PALAVRAS-CHAVE: assertividade; apoio social; estudantes universitários; habilidades sociais; saúde mental.
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