263 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências da Saúde - PPG em Psicologia Autor(a): Gabriely Zulianelo Ceron1 Coautor(es): Julia Torres Modalidade de Bolsa: Orientador(a): Prof. Dr. Saulo Gantes Tractenberg PROGRAMA PILOTO DE INTERVENÇÃO EM GRUPO: DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL COM ADOLESCENTES EM VULNERABILIDADE SOCIAL A adolescência é uma etapa do desenvolvimento marcada por transformações, pela experimentação, busca por novas experiências, instabilidade emocional e possíveis comportamentos de risco. Estudos indicam que a exposição a situações de risco e a vulnerabilidades psicossociais neste estágio pode prejudicar o desenvolvimento de competências socioemocionais e de regulação comportamental, que são essenciais para minimizar os possíveis desfechos negativos na saúde mental. Neste cenário as intervenções psicoeducativas desempenham um papel fundamental na melhoria dessas habilidades. A partir dessa situação, o estudo atual examina a viabilidade da utilização de uma adaptação do Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico dos Transtornos Emocionais em Adolescentes (UP-A), de David Barlow, com o objetivo de auxiliar os adolescentes a desenvolverem as suas habilidades de regulação emocional. Em um primeiro momento, uma amostra de 60 adolescentes de 10 a 16 anos, atendidos pelo Centro Social de Educação e Cultura Farrapos pela Fundação Fé e Alegria, passará por escalas clínicas cognitivas e uma triagem sociodemográfica. Ao longo desta fase, serão utilizados a Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse (DASS 21), uma ferramenta autorrelatada amplamente utilizada para medir os níveis de ansiedade, depressão e estresse em adolescentes e adultos; o Childhood Trauma Questionnaire (CTQ), um instrumento autorrelatado que avalia a ocorrência de cinco diferentes tipos de eventos traumáticos na infância; o Emotional Regulation Questionnaire for Children and Adolescents (ERQ CA), que avalia a qualidade do relacionamento dos 1 Auxiliar de Pesquisa Voluntário
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz