280 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Exatas e da Terra - PPG em Computação Aplicada Autor(a): Nicolas Kauer Toldo Modalidade de Bolsa: Ensino Médio Senac Orientador(a): Profª. Drª. Morgana de Moraes Rodrigues Coorientador(a): Prof. Dr. Vitor Hugo da Silva Lopes BEATCONNECT Este trabalho investiga, na área de computação aplicada, os efeitos psicológicos em jogadores de jogos de terror e suspense, buscando identificar momentos oportunos para inserções estratégicas dentro dos jogos, baseando-se em dados de batimentos cardíacos coletados dos usuários, aprimorando a imersão em jogos digitais. Após análises bibliográficas e práticas registradas no caderno de campo, foi desenvolvida uma aplicação para smartwatch na linguagem de programação Swift, assim como um software para computadores utilizando Javascript. A compatibilidade entre dispositivos se tornou garantida por meio de um banco de dados vinculado à conta do usuário. Estudos realizados na Universidade de Oxford indicam que jogos digitais podem funcionar como “válvulas de escape”, especialmente no contexto atual, em que problemas psicológicos estão se tornando cada vez mais comuns. Assim, os jogos podem desempenhar um papel importante no alívio do estresse e na mitigação de problemas como ansiedade, depressão e outros transtornos, demonstrando eficácia no combate aos efeitos psicológicos gerados pelos desafios do cotidiano. Portanto, a melhoria na imersão dos jogos e na experiência do usuário pode ter um impacto significativo na qualidade e profundidade da interação dos jogadores com o jogo. Futuramente, a pesquisa será expandida para abordar outros gêneros de jogos e incluir um estudo de caso prático, visando avaliar a aplicação desenvolvida em um contexto real. PALAVRAS-CHAVE: imersão; jogos digitais; batimentos cardíacos; engajamento emocional; feedback.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz