XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

281 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Exatas e da Terra - PPG em Computação Aplicada Autor(a): Fernanda Monmany Jobim Coautor(a): Betina Elisa de Mello Modalidade de Bolsa: Unisinos, PROBITI/Fapergs Orientador(a): Prof. Dr. Gabriel de Oliveira Ramos ESTABELECENDO CONSENSO ENTRE PROFISSIONAIS MÉDICOS EM FORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM DE “DEEP LEARNING” INTRODUÇÃO: O aprendizado profundo (“deep learning”) é uma das abordagens mais utilizadas dentro do aprendizado de máquina atualmente, onde um modelo é treinado a partir de um conjunto de dados previamente rotulados, e, com base nisso, utilizar esse treinamento para rotular e identificar novos elementos. Essa abordagem tem se mostrado eficaz em diversas áreas, como por exemplo, na medicina, onde melhora a precisão dos diagnósticos de câncer. (ESTEVA et al., 2017, WULCZYN et al., 2020) Dessa forma, buscamos compreender se essa abordagem também poderia ser aplicada em um contexto educacional, servindo como uma ferramenta de aprendizado para profissionais em formação. A partir disso, iniciou- -se o desenvolvimento de uma ferramenta de resolução de tarefas voltada para uso por professores. Para determinar como as respostas seriam avaliadas nesta abordagem foram incorporados conceitos da teoria dos jogos: teoria que examina as decisões estratégicas tomadas por indivíduos e grupos em situações de conflito, com o objetivo de entender e prever comportamentos ou desfechos possíveis. Dentro desses conflitos, existem os mecanismos de consenso, ou seja, protocolos usados para tentar chegar a uma decisão comum entre várias partes. Com isso, espera-se que a aplicação desses fundamentos na ferramenta permita uma avaliação mais precisa, promovendo um ambiente de aprendizagem mais eficaz e alinhado às necessidades dos professores e alunos em formação. OBJETIVO: Aplicar os conceitos de aprendizado supervisionado no contexto médico e educacional, a partir da criação de um instrumento de resolução de tarefas, no intuito de otimizar o trabalho e o ensino para profissionais em formação. METODOLOGIA: Foi desenvolvido um projeto de uma ferramenta voltada para professores e alunos, com tarefas de classifi-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz