XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

321 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo CiênciasHumanas -Mestrado Profissional emGestão Educacional Autor(a): Vítor Steffen Seelig Modalidade de Bolsa: UNIBIC Orientador(a): Profª. Drª. Ana Cristina Ghisleni A ABORDAGEM DA SUBJETIVIDADE DENTRO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO O presente resumo apresenta um estudo sobre como está sendo enfatizada a questão da subjetividade dentro da formação oferecida em cinco cursos de mestrado profissional no campo da Educação, sendo eles: o Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Profissional) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e o Programa de Pós- -Graduação Profissional em Educação (Mestrado) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O recorte aqui proposto está vinculado à pesquisa “Panorama do estrito sensu profissional no RS: uma revisão dos percursos do currículo, da pesquisa e da intervenção na formação de professores e gestores educacionais”. Esse tema foi escolhido por sua importância dentro da área, como pode ser visto na escrita de Silva (2024, pág. 74). Segundo ela, as questões vinculadas à subjetividade “são definidas como construções pessoais explicativas implícitas ou explícitas, com estrutura linguística argumentativa e de causa-efeito, que permitem interpretar o mundo e também o próprio comportamento;”. Essa avaliação está sendo conduzida por meio da análise qualitativa das grades curriculares dos cursos e de suas respectivas ementas. Em um primeiro levantamento de produções usando a subjetividade como descritor em diferentes bancos de dados, verificou-se pouca produção, mas alguma emergência sobre o tema no âmbito da educação. Com isso, o próximo passo foi realizar essa avaliação nos currículos dos cursos acima citados, por serem entendidos aqui como etapas formativas importantes dos professores e gestores educacionais. Entre as cinco universida-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz