XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

322 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo des, três apresentaram disciplinas que carregavam a questão da subjetivação, sendo elas a UERGS com as disciplinas eletivas “Educação integral: políticas de tempo, permanência” e “inclusão dos sujeitos/ alunos e Temas contemporâneos em Educação”; a UFFS com a disciplina eletiva “Educação, subjetividades e cotidianidade”; e a Unisinos com a disciplina “Gestão de Pessoas, Cultura e Comportamento Organizacional”. Reforça-se assim uma representatividade ainda pequena dessa abordagem no meio acadêmico, mas trabalhando com a expectativa que essa situação possa ser redimensionada pela preocupação com a formação ampliada dos professores e gestores e com a ampliação do repertório para abordar a dimensão socioemocional no campo educacional. A continuidade nas buscas realizadas nos sites das instituições, vinculada à pesquisa de mapeamento do estrito senso profissional no RS, pretende aprofundar a análise sobre a perspectiva da subjetividade em um conjunto de dissertações produzidas pelos PPGs analisados. PALAVRAS-CHAVE: Mestrado Profissional; subjetividade; formação; currículo; avaliação. Referências SILVA, G. C. As subjetividades na formação de professores. Scientific Magazine . São Paulo:v. 18, n. 156, mar. 2024. FAGUNDES, P. M.; SEMINOTTI, N. A.; JOTZ, C. B. Reflexões sobre os atuais modelos de gestão na produção da (inter) subjetividade dos trabalhadores. Psico, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 224231, 2008.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz