XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

325 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo CiênciasHumanas -Mestrado Profissional emGestão Educacional Autor(es): Nathalia Hachler Bertoldo Modalidade de Bolsa: PIBIC Orientador(a): Profª. Drª. Claudia de Salles Stadtlober IMPACTO SOCIAL EM SAÚDE COM AS AÇÕES E ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO ACADÊMICO DA MEDICINA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA INTRODUÇÃO: A Organização Mundial da Saúde (2016, p.50) destaca que “para enfrentar as lacunas na cobertura de saúde, é crucial que a formação em saúde inclua componentes que abordem as necessidades de saúde comunitárias e prepare os profissionais para trabalhar em contextos de alta necessidade”. Diante disso, nota-se a necessidade da implementação de medidas a fim de suprir essa demanda. OBJETIVO: Analisar o impacto social de ações e atividades de ensino superior no contexto da saúde pública. MÉTODOS: Revisão sistemática com a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde, utilizando os descritores: “impacto social” AND “escola de medicina”. Foram definidos como critérios de elegibilidade os filtros “artigos”, “faculdades de medicina”, “educação médica”, “saúde pública” e ano de publicação (1988 a 2024), sendo selecionados 112 estudos. Aplicando o filtro leitura de título e resumo, foram selecionados 3 trabalhos. Resultados e Discussão: De acordo com Nassar et al. (2022), foi identificado a abertura de 135 novos cursos de medicina no Brasil após 2014, sendo 68 deles vinculados ao Programa Mais Médicos (PMM), predominando em regiões mais desenvolvidas, Sudeste e Sul. Essa concentração dos cursos nessas localidades pode ser atribuída a infraestrutura inadequada em outras regiões, dificultando a instalação de novos cursos em áreas com maior necessidade. Segundo Meili et al. (2011), escolas médicas no Canadá incorporaram a responsabilidade social em suas atividades, através da criação de comitês, projetos e a implementação do modelo CARE (Clinical activity, Advocacy, Research e Education and training). Observou-se que através dessas iniciativas, os estudantes puderam participar diretamente no atendimento de populações carentes, tal que acarretou em um aumento da conscientização e maior

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