XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

327 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Humanas - PPG em Educação Autor(a): João Felippi Modalidade de Bolsa: UNIBIC/Unisinos Orientador(a): Profª. Drª. Viviane Inês Weschenfelder A CONSTITUIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE INTERCULTURAL NA PERSPECTIVA DA TEORIZAÇÃO DECOLONIAL Este trabalho é um recorte a partir do projeto de pesquisa, intitulado “Diversidade, equidade e inclusão na educação superior: A construção de uma docência culturalmente relevante”, vinculado ao PPG Educação. Com o mesmo, pretendemos responder a seguinte pergunta: Quais elementos constituem uma universidade intercultural, na perspectiva de teorização decolonial? Este questionamento tem por objetivo compreender como a teorização decolonial formula e idealiza os elementos essenciais para a construção de uma universidade intercultural na contemporaneidade. Os/as autores/as estudados, tais como: Mignolo (2017), Bernardino-Costa, Maldonado-Torres e Grosfoguel (2018), Candau (2020), Kilomba (2008), têm como suas temáticas de estudo, a colonialidade, a decolonialidade e a interculturalidade. Após a leitura, foram analisados e interligados pelo tema central da interculturalidade e da perspectiva decolonial com a descolonização da universidade contemporânea. A partir da investigação dos mesmos, foi possível constatar que, primeiramente, um dos elementos fundamentais para a construção de uma universidade intercultural, é o término imediato da Colonialidade no espaço acadêmico, onde, especificamente, se regem os princípios da Colonialidade do Ser, do Poder, mas principalmente, a do Saber; a mesma, objetiva manter os chamados condenados, sujeitos da colonialidade, em seus lugares fixos, implicando que não são os detentores do direito de produzir conhecimento, mas também que não possuem subjetividade. Segundamente, seria necessário a cessão da viabilização da interculturalidade na academia como sendo meramente visual e turística, não questionando as relações de poder que estão presentes nas interações entre grupos socioculturais; tanto a interculturalidade quanto a perspectiva decolonial estão intimamente ligadas, visto que a visão critica que a interculturalidade impõe para superar seus desafios é

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