328 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo essencialmente decolonial, já que pretende compreender e combater a matriz colonial de poder vigente. E terceiramente, para que assim se forme uma educação intercultural crítica, é essencial desenvolver estudos que contribuam para visualizar as formas de colonialidade presentes no cotidiano da academia e da educação. Isso implica reconhecer a importância da diversidade e fazer com que os grupos historicamente minorizados possam contribuir para a construção de uma universidade mais inclusiva e equânime. PALAVRAS-CHAVE: Interculturalidade; colonialismo; decolonialidade; universidade; Referências: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. CANDAU, V. L. DIFERENÇAS, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DECOLONIALIDADE: temas insurgentes. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v.13, p. 678-686, dez., 2020. KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. Traduzido por: Jess Oliveira
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz