XXXI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

329 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Humanas - PPG em Educação Autor(a): Franciele Vieira Pereira Modalidade de Bolsa: PIBIC Orientador(a): Profa. Dra. Viviane Inês Weschenfelder A DOCÊNCIA CULTURALMENTE RELEVANTE NO ENSINO SUPERIOR O presente trabalho é um recorte da pesquisa maior intitulada “Diversidade e equidade na Educação Superior: Práticas formativas para uma universidade inclusiva e intercultural”, coordenado pela Profa. Dra. Viviane Inês Weschenfelder e vinculada ao Programa de Pós- -Graduação em Educação. O tema abordado tem como objetivo problematizar a compreensão de uma docência culturalmente relevante no Ensino Superior. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi através de pesquisa bibliográfica, inspirada nas concepções norte-americanas de Culturally Relevant Pedagogy (Ladson-Billings, 1995) e Culturally Responsive Teaching - CRT (Gay, 2001; Vavrus, 2008), mas pensada no contexto brasileiro, em diálogo com suas especificidades histórico-culturais e com os estudos sobre docência já aqui desenvolvidos. Importante ressaltar que esta temática ainda é pouco abordada nas pesquisas nacionais. A docência culturalmente relevante reconhece a importância da cultura dos/as estudantes para os processos de ensino-aprendizagem. O ensino culturalmente relevante é uma pedagogia que capacita os alunos intelectualmente, socialmente, emocionalmente e politicamente, por meio do uso de referências culturais para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes (Ladson-Billings, 2008). Tal docência se assenta numa pedagogia de equidade concebida para retificar condições educativas que não conseguiram facilitar a aprendizagem de muitos estudantes de grupos racial, cultural e economicamente diversos (Vavrus, 2008). Tal estudo evidencia a necessidade de dialogar acerca da construção de um ambiente culturalmente relevante na Universidade e refletir a respeito de quais estratégias utilizar na construção de uma docência ambientada no reconhecimento desta diversidade. Como desdobramento da análise, apresentamos algumas questões que irão direcionar as próximas etapas da pesquisa maior, tais como: Como mapear a diversidade cultural que compõe nossa sala de aula na universidade,

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz