331 XXXI MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 28/10/2024 a 01/11/2024 Unisinos São Leopoldo Ciências Humanas - PPG em Educação Autor(es): Bianca Piva Talian Modalidade de Bolsa: UNIBIC Orientador(a): Profa. Dra. Maria Julieta Abba A GEOPOLÍTICA DO CONHECIMENTO E AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE O NORTE E SUL GLOBAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS Este trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa guarda-chuva, intitulada “Democratização da internacionalização da educação: políticas, enfoques e experiência no cenário atual”, que prevê a análise da democratização da internacionalização da educação e da produção de conhecimento. Nesse sentido, a presente pesquisa visa investigar a geopolítica do conhecimento e as relações de poder entre o Norte e o Sul Global através do estudo de dados bibliométricos da produção de conhecimento de Brasil e Estados Unidos. De acordo com Caixeta (2014), o Sul se refere a um grupo de países que eram denominados atrasados frente ao progresso técnico, científico, econômico e social dos países desenvolvidos, que estariam no norte global. Assim, o estudo propõe investigar se o atual sistema de produção de conhecimento é hegemônico, validando apenas as experiências do Norte Global e desconsiderando epistemologicamente os países colonizados do Sul Global (Finardi, 2023; Beigel, 2013)l. Com essa finalidade, foram traçados três objetivos específicos, sendo eles: Caracterizar a geopolítica do conhecimento e as relações de poder entre o Norte e o Sul Global, com recorte na produção de conhecimento de Brasil e Estados Unidos (1); Realizar um estudo comparado da produção de conhecimento entre Brasil e Estados Unidos a partir de dados bibliométricos dos relatórios UNESCO Science Report (2005, 2010, 2015 e 2021). (2) Por fim, discutir a Colonialidade do Saber e avaliar se existe uma hegemonia estabelecida dentro da dinâmica da produção de conhecimento global (3). Quanto à metodologia, foi aplicado o método dialético com ênfase na teoria de Gramsci (1987) a fim de analisar as forças hegemônicas e a relação entre as duas regiões. O enfoque metodológico foi quantitativo e qualitativo e a análise documental e bibliográfica. Em relação aos resultados, a
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